Cultura Africana

           


O continente africano é composto por culturas diferentes. Cada uma possui seu idioma próprio, tradições e formas artísticas distintas. O deserto do Saara atuou e atua como uma divisa natural entre o norte da África e o resto do continente. Há, ainda, troca culturais entre as duas zonas, que foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a Antiguidade. Os registros históricos e artísticos demonstram esse intercâmbio cultural. Assim, a arte africana é o resultado de um conjunto de manifestações artísticas produzidas por todos os povos da África ao longo da história, iniciando-se no período pré-histórico, nas formas mais antigas, que são as pinturas e gravações em pedra, na região do Saara.
Nesse continente, o objeto de arte é visto como funcional, criado para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, sempre voltado ao espírito religioso e ao uso diário, como os ornamentos e tecidos.
A presença do tema da figura humana mostra a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. Outros temas retratados refletem o cotidiano dos povos como, por exemplo, a religião, animais da floresta, cenas das tradições do povo.
No norte da África, predominam as características islâmica na arte, assim como a influência cultural e artística do Egito Antigo.
Atualmente, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, várias formas de arte têm sido divulgadas por entre as diversas culturas africanas. As principais são:

Escultura

As esculturas são modeladas em argila, terracota, ouro e bronze, porém a madeira é um dos materiais mais usados. As esculturas mais antigas são da cultura Nok (cerca de 500 a. C.), no território onde atualmente se encontra a Nigéria. Nos séculos XII e XIII, em Ifé, os artistas conseguiram atingir a perfeição na arte do retrato em barro cozido e em bronze. Essa técnica também foi passada para Benin. A habilidade técnica representou-se de forma tão naturalista que, acredita-se, inspirous a arte da Grécia Antiga.

 


Máscara

As máscaras são as formas mais conhecidas da arte africana. Representa a soma de elementos símbólicos e místicos, usadas em rituais e funerais. Os africanos acreditam no poder da absorção das forças mágicas dos espíritos, obtendo a cura de doentes, entre outras coisas.

As máscaras são criadas a partir do barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. São confeccionadas em segredo na selva, para conseguir o estabelecimento da purificação e da ligação com a entidade sagrada.




Música

É impossível uma descrição geral da chamada música africana, devido à quantidade e à variedade de expressões. No entanto, existem semelhanças regionais entre grupos desiguais, assim como as tendências que são constantes ao longo de todo o continente africano.

 




Dança

Nas danças africanas, há o hábito de se ter os pés nus em contato direto com a terra, com o intuito de absorver as energias deste lugar. Cada parte do corpo movimenta-se com um ritmo diferente. O corpo pode ser comparado a uma orquestra que, tocando vários instrumentos, harmoniza-os num único som. Entre as danças, destacam-se: lundu, batuque, ijexá, capoeira, coco, congadas e jongo. 



Pintura

A pintura africana é arte e cultura vinda de muitos séculos atrás, são manifestações culturais presente em várias sociedades, como os hindus, os indígenas, os africanos e a sociedade ocidental preserva a cultura das pinturas em forma de tatuagem e de maquiagem, já as pinturas africanas são representadas por meio de pinturas corporais.
A pintura corporal é uma característica milenar de manisfestação cultural da humanidade, do qual integra a maioria das sociedades.
    FONTE:www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/.../conteudo.php?...331  


3 comentários:

Samuel disse...

Gostei muito do blog de vocês, rs . Contém conteúdo completo, repleto de textos e imagens. Muito bom mesmo ><


Marcos Céfalo.

Anônimo disse...

Gostei muito do blog de vocês, rs . Contém conteúdo completo, repleto de textos e imagens. Muito bom mesmo ><


Marcos Céfalo.

Anônimo disse...

gostei muito desse blog gostei muito desses vídeos e imagen me ajudou muito no meu trabalho


Matheus